quinta-feira, 28 de outubro de 2010

E o Amor chegará à tua vida um dia…

 (parte 1 de 7)
Cansada da vida e dos tombos que, por sua conta dava, bateu de novo à minha porta a pedir ajuda dizendo:
-“ Estou cansada de não ser feliz! Quero ser feliz, ajuda-me!”
No seu coração transportava o desespero de 10 anos na busca de solução para as suas depressões
E eu, como já noutras ocasiões tinha dado algum apoio e encaminhado, juntamente com algumas oportunidades de um grupo de jovens, disse-lhe:
-Não sei se queres mesmo ajuda de verdade. Não estou a dizer que estejas a mentir, mas talvez ainda só queiras mais uma ajudita, e quando quiseres mesmo, então vai valer a pena.
Eu tinha o coração nas mãos, cheia de vontade de a abraçar no seu sofrimento, e de lhe dizer: conta comigo! Porém, com assertividade, disse:
-Vamos deixar a decisão para amanhã. Vais descansar esta noite e amanhã talvez já te tenhas esquecido da ajuda que hoje pedes. Eu vou consultar o meu Conselheiro.  Depois falamos.
«(…)de olhos postos em ti, serei o Teu Conselheiro.» Sl.32
No outro dia falámos e a sua vontade de ser ajudada permanecia, e dizia: “Quero ter paz, não aguento mais...” Dos seus olhos caíam lágrimas profundas, em silêncio … e neste silêncio eu quis dizer: «Se conhecesses o dom de Deus…»Jo.4,10  «Só a verdade vos fará livres.»Jo.8,32, mas  no silêncio do meu interior, tentei descodificar que caminho seguir:
-E agora Senhor diz-me que queres que eu faça? Há necessidade de terapias, há questões de saúde, há carência de alimento espiritual, mas como posso eu ajudar?
O meu Conselheiro fez-me intuir: “Alimenta-te porque tens uma jornada, Eu irei contigo.”
- “Porque Tu o dizes, e porque já tenho vivências que em Ti me fazem confiar, arriscarei de novo” – decidi. E pus-me a analisar a vida desta jovem.
Quantas vidas feitas de emaranhados de linhas curvas e de derrapagens conheces tu, conheço eu? Quantas vidas feitas de avanços e recuos, de tropeções, de arranhões, na busca da Felicidade interior? Quantas vidas vazias, tendo feito tantas coisas? E quantas vidas necessitam  de uma mão amiga e que as ensinemos a encontrar a Fonte?
Há vidas concretas a esperar que, na hora oportuna Deus, por alguém humano, se faça presente!
Quanta paralisia sofrem irmãos nossos, na mente, no coração e no entendimento, que os impedem de pedir ajuda? E quantas barreiras colocam para se deixarem ajudar?
Eu vejo vidas a necessitarem que se lhes mostre com paciência, ternura e firmeza que, por vezes como diz o profeta:
«Em vão e nada gastei as minhas forças…»Is.49 , talvez depois passem a desejar  efectivamente ser ajudadas.
Olho a minha vida e vejo que Alguém a tem vindo a reconstruir com paciência e amor, com perdão e esperança. Assim, desde aqui, quero oferecer os dons que me deu para os colocar ao serviço dos que me confia.
Que bom é descobrir ! Estar disponível para acolher, apoiar e encaminhar aquele/a que busca um caminho para mais vida! Que alegria é ver despertar no outro a esperança de que o Amor chegará.

17 de Outubro de 2010

1 comentário: