segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Não imaginas o que em ti surgirá…se tu te lançares!

(parte 7 de 7)

Nova etapa…
Este tempo foi, para mim, oportunidade de agradecer esta terapia específica, tempo de me exercitar na entrega dos meus e dos seus impossíveis, para que Elisha se fosse abrindo de coração e mente às ajudas concretas. Foi ainda possibilidade de estar mais unida ao Mestre dos Mestres, como apoio vital.
Eu conhecia-a muito bem, “como a palma das minhas mãos”, e sabia que estar num Centro, e durante tantos dias, seria uma missão quase impossível. Porém, apoiava-me na Palavra que me ia sendo dirigida, durante estes tempos, e que já partilhei convosco ao longo de seis histórias.
Frente a esta situação humana tão frágil, e com nenhuns dados estatísticos de segurança, como poderia eu prever o futuro? E aqui meditava na vida de Jesus, como Mestre de Pedagogia e de Amor. Ele foi capaz de acreditar nas pessoas. Quando escolheu os doze apóstolos, fez um desafio a pessoas concretas, simples, mas que talvez mais ninguém ousasse escolher.
« Não tenhas medo»Lc.1
Muitas vezes, e de muitos modos, precisei escutar, bem dentro de mim, estas Palavras.
Este período foi de espera, e de alguma entrega no silêncio… Tempo para me  me exercitar no permanecer, guardando toda(s) a(s) Palavra(s) de Vida Eterna, que me tinha(m) sido dada(s) , meditando-a(s) no meu coração. Mas às vezes a minha ansiedade fez-me buscar ajuda, para procurar entender uma ou outra situação ! Tive receio, medo que não quisesse continuar. Porque é difícil deixar que alguém nos oriente, é difícil olhar a nossa história de vida… É um desafio dar passos para o interior de nós mesmos. Foram muitos anos a viver desfocada da verdade sobre si mesma, e isto tinha um peso que podia tornar-se num impedimento.
 Tive que partilhar esse sentir, para me ajudar a permanecer. Custa esperar, mas é verdade que: «o grão de trigo lançado à terra se não morrer não pode dar fruto.»Jo.12
E como eu sabia ser difícil este processo mas tão necessário! Como ela sofria pelas quedas dadas e pela vida que estava tão à deriva!…
Elisha lançou-se na aventura de deixar-se ajudar e de aprender a seguir sugestões.
Semana a semana, os terapeutas, a psicóloga e outras pessoas, também na busca de luz e de terapia para se libertarem, faziam caminho. Elisha, embora sentindo as exigência, já expressava:
- Estou do lado de cá, a aprender a conhecer-me, para saber lidar melhor comigo e com os outros.
Um dia, foram cinco pessoas amigas fazer-lhe uma visita, e a alegria de nos receber foi grande. Ao ver-nos, virando-se para o grupo de outras pessoas em tratamento, exclamou com entusiasmo:
-Está a chegar a “minha família”!
No final de dois meses, já se evidenciava alguma diferença no modo como olhava para si mesma, para o que ainda tinha a percorrer, mas também para o sentir.  De facto, já não andava deprimida, e sem precisar de medicação. Estava a aprender a identificar cada sentimento com um nome próprio. Já mais consciente do percurso a fazer, dizia:
-Graças a Deus que estou a fazer esta terapia, com técnicos fantásticos… Sem este passo…onde estaria eu? Num beco sem saída, já teria cometido uma loucura com a vida. Já não poderia contar-vos que é difícil, mas que é possível!
E perguntei:
 - Que mais te tem ajudado?
- A fé, a espiritualidade que já tinha sido semeada, e agora cuido e sustem-me nas dificuldades. E o saber que não estou só! Também o confiar na equipa que me está a acompanhar.
Um ano e cinco meses depois …
Não há palavras para descrever a vida nova que se vê, que se sente. É um “Milagre de Amor”
Elisha continua a cuidar a Vida descoberta, continua a identificar os seus sentimentos e a confiar em Deus o que não pode por si mesma. A sua vida e os seus relacionamentos são mais saudáveis, está a amadurecer. Há pessoas do grupo de jovens/adultos que, surpreendidas, exclamam:
-Quem te viu e quem te vê, que diferença tão bonita de ver! Como falas, como partilhas, como mostras sentir a amizade, a gratidão, como vives as responsabilidades e a inter-ajuda!
Na verdade, a Palavra de Deus não engana: «levantai os olhos e contemplai…..»Jo.4,35
Que convite tão bonito! Levantar o olhar para que a nossa fragilidade não esconda a realidade maravilhosa que Deus tem colocado nas nossas mãos. Eu e tu podemos ter tido experiências dolorosas, na relação connosco e  com os outros, mas isso não é indicador de que o Amor não exista! A vida tem pequenas e grandes surpresas, que ocorrem de forma silenciosa. Pode emocionar-me o sol que nasce e a vida que renasce? Então, feliz de quem se deixa enamorar pelo Dom da Vida que renasce.
Muito obrigada, Senhor, por tanto que me possibilitaste ver! Que bênção dar conta que a Tua Mão amorosa nos guia, quando nos reeducamos na pedagogia da fé! Como há festa no meu interior, e quão grata estou também a Maria, mulher e mãe…pela Ternura que me fez experimentar, na minha fragilidade.
Que tempo este de densidade humana, de intensidade na transmissão de vida e amor de Deus!
Que alegria é ver que se pode nascer de novo!
 Elisha,  pelo teu Sim à vida e ao amor, outros viverão pelo teu testemunho…

Pois é, amigo/a leitor/a… mais que ser optimista, é vital que nos conheçamos sem medo, porque fomos feitos à imagem e semelhança de Um Amor Maior…É urgente que aprendamos a confiar, a pedir ajuda, a partilhar, a entregar o que não  podemos, porque Deus pode e dará pistas para mais vida!
Deixemos que o nosso coração se enamore por voos mais altos…
Esta é a história de alguém que deu e continua a dar passos para reaprender a viver bem.
Se tu te lançares na busca de mais vida interior e liberdade…encontrarás uma nova identidade… e sorrirás, cantarás e viverás!

1 comentário: