terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Testemunho da Elisha - 2ª Parte

Em grupo, tudo é mais fácil pois somos mais fortes e agora tenho dois grupos, onde a vida de cada um e de todos é muito importante, pois quando alguém se sente só ou tem algum problema, vamo-nos apoiando e buscando luz, para podermos continuar. Para mim foi muito importante conhecer outras pessoas, no grupo, que também continuam a fazer este caminho de fé e crescimento interior. Perante as dificuldades, o convite é:
-reconhecer de onde vim, para onde quero ir e escolher a vida;
-olhar mais as semelhança (o que nos une), do que as diferenças (o que nos separa);
-fazer o exercício de confiar e entregar os meus limites e os dos outros, pedindo sempre um Novo Olhar.
Isto que fui experimentando, não o quis guardar só para mim, por isso aqui estou. Sinto-me chamada a dar, a partilhar as descobertas valiosas que fui e vou fazendo. Não foi, não é fácil, pois às vezes temos a tendência de desfocar o essencial e a verdade. Aqui, a partilha e a revisão da vida mostram-me ser possível caminhar…
A vida com sentido é feita de pequenos passos, passo a passo, grão a grão, vamos completando o nosso caminho. E, no meu caminho, eu tenho ainda que pedir o que me falta: a paciência, a serenidade, continuando a cuidar as sementes que querem viver e dar fruto.
No dia 3 de Agosto de 2009, fui para um Centro fazer tratamento às minhas emoções. Levava na bagagem o sentir e o saber que não tinha domínio sobre a minha vida. Seria uma situação nova, mas decidi confiar na proposta desta terapia, e entregar ao cuidado dos técnicos e de Deus, a oportunidade de buscar a paz e as ferramentas para mudar a minha vida.

Durante o tratamento, a paz e a serenidade foram vindo de mansinho. Vim a descobrir que tenho um problema emocional mas que está na minhas mãos travar a sua progressão, o que me trouxe um conforto impensável. Descobrir-me, aceitar-me e conhecer-me um pouco melhor foram e são aspectos importantes no meu crescimento. Olhar para o mais fundo de mim, chamar os sentimentos, as emoções pelos nomes, definir e reconhecer limites, defeitos, oportunidades, dar início a um processo de perdão da minha identidade mal definida fizeram com que ganhasse mais vontade para continuar. Aqui, fui identificando que Deus, com todas as sementes colocadas durante  anos, me deu um abraço, trabalhou a minha humildade e despertou a minha gratidão.
Em Dezembro,após três meses e pouco de paragem, com tempos de introspecção, de análise da vida, de terapia individual e de grupo, fui descobrindo e amando as minhas  misérias. Fui aprendendo a dar alguns passos, apoiada em princípios e valores. Mas a minha vontade própria permanecia e teimava, pensando que tinha capacidade para voar sozinha… mentira!! Os primeiros voos, apesar de cor-de-rosa, foram muito curtos. Deixei que começasse a declinar a humildade e a crescer a auto-suficiência.
Alguns acontecimentos fizeram-me parar e olhar de novo o que se estava a passar.
E o Amor chegará à tua vida um dia…
Em Fevereiro de 2010, deixei entrar na minha vida o Amor de verdade, de um modo muito profundo. A minha mente abriu-se mais e o meu coração acolheu. Nesta altura, pela dor, cresci mais um pouco, e o meu coração percebeu os laços fortes que tinha com esta pessoa que, com vínculos muito reais, segurou a minha vida. Ana Vida tinha pressentido que eu, estando em recuperação, não estava a viver com a qualidade que poderia. E graças a Deus, deixei que ela conhecesse as minhas misérias, e partilhei-as. Como senti a gratidão de modo intenso! Como sabia ela o que eu estava a viver, se estávamos a 250Km de distância e não havia, da minha parte, mensagens, nem comunicação por mail ou por sms?!
Coincidências? Ou milagres de amor? Ou momentos com assinatura de Deus? Quem não desistiria de mim, com situações de manipulação, ingratidão, desprezo?! Quem daria a vida por alguém tão inseguro e pobre a nível emocional, como eu?!
Agora eu sei que só o Amor de Alguém superior podia dar a vida por mim, e Ele ( a Quem eu chamo Jesus) contou com o Sim da Ana Vida. Por ela, Ele amou em mim o que eu não amo, e à força de amor, foi conquistando minha face negra e dando-lhe vida nova. Ele fez a Sua parte nesta história, outras pessoas a sua parte, e eu tenho vindo a dar conta que não é fácil mas é possível renascer uma e outra vez. O milagre de Amor acontece! E, desde então, a minha vida tem mais sabor, mais sentido, e sem dúvida que o investimento feito está a dar frutos! E para dar mais, tenho de continuar a cuidar, pois posso fazer diferente!
E eu sinto-me diferente, bem melhor, mais livre, mais autêntica. E pergunto-me: como saí eu do buraco em que me encontrava? Parei diante desta Palavra:
«Senhor, se Tu cá estivesses, o meu irmão não teria morrido.» Ao vê-la a chorar e os judeus que a acompanhavam a chorar também, Jesus suspirou profundamente e comoveu-se.   Depois, perguntou: «Onde o pusestes?» Responderam-lhe: “Senhor, vem e verás.” Então Jesus começou a chorar. Diziam os judeus: «Vede como era seu amigo!»(…) Jesus, suspirando de novo intimamente, foi até ao túmulo. Era uma gruta fechada com uma pedra.  Disse Jesus: «Tirai a pedra.» Marta, a irmã do defunto, disse-lhe: “Senhor, já cheira mal, pois já é o quarto dia.» Jesus replicou-lhe: «Eu não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?”Quando tiraram a pedra, Jesus, erguendo os olhos ao céu, disse: «Pai, dou-te graças por me teres atendido. Eu já sabia que sempre me atendes, mas Eu disse isto por causa da gente que me rodeia, para que venham a crer que Tu me enviaste.» Dito isto, bradou com voz forte: “Lázaro, vem cá para fora!”  O que estava morto saiu de mãos e pés atados com ligaduras. Jesus disse-lhes: “Desligai-o e deixai-o andar.”Então, muitos dos judeus que tinham vindo a casa de Maria, ao verem o que Jesus fez, creram nele. Alguns deles, porém, foram ter com os fariseus e contaram-lhes o que Jesus tinha feito.»Jo.11,18-45
Agora eu sei quem chorou por mim, agora eu sei quem desejou que eu vivesse mais e com qualidade. De facto, que ligaduras tinha eu? As da auto-suficiência, do orgulho, da insegurança, da vontade própria, da raiva… Mas, de facto, a minha vida já andava na escuridão de uma gruta, fechada em mim mesma e nos medos, angústias e vazios que me iam tirando vida. Porém, alguém colaborou com O Mestre e uma grande pedra feita de ressentimentos, sentimentos de culpa e teimosias foi removida. Senhor, como foi possível remover o pedregulho? Hoje, aqui e agora, já consigo ver, contemplar, saborear…enfim desfrutar da vida, da ternura, da amizade, da partilha, da fé! E já sei manifestar pedidos de desculpa… Eu estava sem vida, e agora posso ver a realidade como um cenário em que Deus se revela AMOR e Comunhão. Agora, tenho uma fé mais esclarecida e quero anunciar esta transformação, porque Tu, Senhor, tornas possível renascer, pois «com laços humanos, com vínculos de amor nos atrais.» Os.11,4 . Quem, Senhor, como Tu, tem Palavras de Vida Eterna?!
Quem sou eu para que Tu, à minha porta, passasses noites frias de ingratidão?! Quem somos nós, seres humanos, para Ti, para que nos queiras dar a conhecer tesouros escondidos e mais valiosos que o ouro ou a prata?!
Fantástico: agora posso ver e sentir! Contemplo as lágrimas que quatro pessoas, amigas de verdade, choraram por mim, e não posso esquecer encontros de jovens, e um momento muito especial -  Páscoa Fraterna. Agradeço a oração feita de amizade com Aquele que sonhou mais para as nossas vidas e que sustentou as pessoas que não desistiram de mim. É incrível a conquista de liberdade interior, saboreada nestes últimos seis meses. Como é possível dar conta que procurei fora, a riqueza que levava dentro?! Um olhar, gestos e acompanhamento de fé fazem toda a diferença!

E meu coração está cheio de gratidão!
(continua daqui 15 dias a parte final)

1 comentário:

  1. De facto a vida também se traduz na busca de mais valor, de mais profundidade. E faz-se passo a passo com luta
    Desfrutemos da vida.

    ResponderEliminar