sábado, 30 de outubro de 2010

E tudo pode mudar

(parte 2 de 7)




Concedendo-me um tempo para estudar a situação e pedir ajuda espiritual, entreguei o caso  nas mãos de Alguém, até ter claridade interior para prosseguir.
No entanto, diante do meu Conselheiro, fiz o seguinte comentário:
“Agora que me colocaste face a esta vida, de novo mas mais perto, e com sinais mais visíveis de cansaço, de vida ressequida, agora, diz-me por onde vou?”
«Digo-vos pois: procurai e achareis, batei e abrir-se-vos-á (…) porque quem procura encontra e ao que bate abrir-se-á» Lc.11,9-10
O desafio estava declarado: não desistir, mas ser perseverante.
Numa tarde de Primavera, passeando pelo jardim, meditava e pedia luz.
Eis que o meu pensamento foi até um texto que tinha lido há uns quatorze anos “O Rei- bebé”, dei-me conta de que poderia encontrar o que tanto procurava. Dirigi-me ao baú, de textos mais antigos, e comecei a reler. Entrou em mim uma mistura de sentimentos feitos de negação e de esperança.
“Ui, que vem a ser isto?! Está aqui a raiz do problema. E senti que estava a ser conduzida por Alguém até mergulhar neste tema. Mas veio uma insegurança, pois se fosse verdade, como dizer à Elisha que teria uma doença emocional para o resto da vida? Que medo!
Foi então que deixei ficar aquele conjunto de folhas numa estante de livros. E, no silêncio do meu coração, buscava saber como dar continuidade a esta descoberta pois, apesar do medo, Alguém me insinuava que era por ali o caminho (deveria partilhar aquilo que tinha lido e que se relacionava com a Elisha) . E de novo um pouco apreensiva indaguei:
“Mas como será isto (de que forma poderei ajudar…), se eu não conheço estes caminhos de psicologia, de pedagogia em questões tão delicadas de vida, de vida nova que possa ser descoberta?!”
«Como será isto, (…) O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti  a Sua sombra .»Lc.1, 34-35
A vida desta jovem não me pertencia, mas esta Palavra dava-me ânimo. Decidi então pegar nalgumas partes do tema, nas páginas que reencontrei e fiz um texto, entrelaçando algumas situações concretas da vida da jovem. Decidi esperar o momento oportuno para lho ler…
Um mês depois de eu ter dito "Sim, ajudo!", no final de um jantar, Elisha questionou-me:
- Porque me custa tanto partilhar um livro, um caderno de estudo, uma sebenta com um colega ou outra pessoa qualquer?
Aproveitei a deixa e lancei a seguinte proposta:
-Olha, trago aqui na carteira, um texto que fiz para ti, gostava de to ler. Que dizes? Pode-te ajudar a descobrir alguns aspectos para te conheceres melhor.
-Sim , podes ler.
-Mas se ao escutares vires que nada tem a ver contigo, ou te pareça um disparate, mandas-me parar, combinado?
-Combinado.
Sentámo-nos frente a frente, mas estava a custar-me dar este passo. Fiz uns segundos de silêncio e entregando, ao Mestre da Sensibilidade esta realidade que me superava, decidi avançar com confiança.
À medida que eu, ia lendo devagar, de vez em quando por breves segundos olhava o seu rosto, e eis que a dado momento deslizava uma lágrima... Senti-me estremecer e perguntei:
- Queres que continue?
- Sim, quero.
Ao acabar de ler, Elisha limpou a lágrima e levantando-se, exclamou:
- Chegou hoje a salvação! Está aí… A raiz do meu problema! E aproximando-se, deu-me um abraço e disse: Alegra-te pois no final de tantos anos, chegou luz a uma realidade que tem um nome. E agora, diz-me: a minha vida pode mudar? Posso curar-me?
- O teu problema emocional tem que ser cuidado a vários níveis (saúde física e emocional) e dimensões (humana, espiritual ), mas vamos com calma. Agora descansa deste impacto. Como te estás a sentir?
- Essa imagem como se fosse um parto, em que estavas aí, para que lá num lugar mais escondido, uma fibra profunda chegasse a vir à luz. Estou a sentir-me diferente… há algo novo que liberta uma sensação estranha no meu corpo, mas quero acreditar que não foi por acaso, que chegámos até aqui. A minha vida vai mudar, acreditas?
- Acredito sim. Alguém nos está a guiar, vamos confiar. E deve haver mais para desvendar!
No final deste momento, invadiu-me uma paz inquieta, pois sentia que a partir daqui mais caminhos se abririam.
Deixar-me guiar pela PALAVRA da Vida, faz a Diferença! E canto uma melodia:
“E o amor chegará à tua vida um dia, e tudo vai mudar em ti…!”

1 comentário:

  1. Ler estes contos fazem-me entregar mais e mais a minha vida Aquele que me ama desde as minhas limitações.
    Obrigada por partilharem estas histórias cheias de luz.

    ResponderEliminar